Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a medicina praticada na China a milhares de anos. No Brasil, a MTC foi trazida por volta de 100 anos atrás pela imigração de japoneses e chineses. Ela trata sintomas como dor de cabeça, dores nas costas, intestino preso, renite, sinusite, insônia, dores no ciático, indigestão, irritação, raiva, dores musculares, retenção de líquido, falta ou excesso de apetite, TPM e todos os outros sintomas que podemos sentir. Portanto, a MTC não trata doenças, mas sim sintomas.

A doença física, é causada por um desequilíbrio energético e é através desse desequilíbrio que iremos sentir os sintomas descritos acima. Dessa forma, quando existir um desequilíbrio energético, teremos sintomas para depois se manifestar em doença física.

A MTC trabalha no desequilíbrio energético para equilibrar a energia do corpo e consequentemente desaparecer com os sintomas, evitando o aparecimento da doença.

Para tratar o desequilíbrio energético do corpo, a MTC possui várias terapias, como:

Para iniciar um tratamento com a MTC, o terapeuta realiza um diagnóstico para verificar, através dos sintomas, onde está o desequilíbrio energético e se esse desequilíbrio é por falta ou excesso de energia.

Para realizar o diagnóstico, o terapeuta faz várias perguntas a fim de conhecer de onde vem o desequilíbrio energético e poder trata-lo.

Com esse diagnóstico em mãos, o terapeuta irá escolher a melhor terapia a ser aplicada.

____________________________________________________________________________________________

Não deixe de ler sobre os tratamentos:

Anúncios
Publicado em Medicina Tradicional Chinesa | Marcado com , , , , , , , , , , , , , , , , , | 2 Comentários

Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Publicado em Medicina Tradicional Chinesa, Terapias, Tratamentos | Marcado com , , , , , , , | Deixe um comentário

Cervicalgia, torcicolo e enxaqueca

A tensão e o nervosismo do dia-dia se acumulam na cervical e no trapézio, podendo gerar dor nesses locais. O tratamento para dores nessas regiões, consiste em massagem nas costas, joelho, tornozelo e aplicações de acupuntura em pontos específicos da coluna.

Após 30 minutos de aplicação, a pessoa deve sentir uma melhora.

Geralmente, esse tipo de dor é crônica e são necessárias várias sessões de tratamento para melhorar. Na crise aguda, a dor some.

Leia também sobre os tratamentos sobre emagrecimento e celulite.

Publicado em Tratamentos | Deixe um comentário

Tratamento para Celulite

Celulite é o agrupamento de células adiposas, isto é, células que armazenam água e gordura.

Portanto, a celulite é o acúmulo de água e gordura, que deformam a pele que fica com aparência de casca de laranja ou cheio de bolinhas geralmente aparentes. A celulite pode inflamar e deixar a região muito dolorida, por isso, é necessário trata-la.

Existem 4 estágios de celulite:

  1. Não se vê, mas quando pressionada, podemos ver uma leve deformidade;
  2. Possível de se ver, pois há um inchaço na região;
  3. Bem aparente, pois neste estágio já se formaram nódulos abaixo da pele. É o      primeiro processo para a inflamação e tem aparência de casca de laranja;
  4. É o mais grave estágio da celulite, onde existe a inflamação e é dolorida.

No estágio mais avançado, a celulite é muito dolorida, devido a  inflamação, por isso, ela deve ser tratada antes de chegar neste nível.

O tratamento para celulite, assim como no de emagrecimento, consiste em uma massagem com ventosa, podendo ser associada a aromaterapia, e aplicações de acupuntura em regiões circulares pré determinadas.

Após 15 minutos de aplicação, podemos verificar a alteração na textura da pele e após 1 semana, a região que foi tratada, ficará livre das celulites. Por isso, não é necessário realizar várias aplicações na mesma região. Dessa forma, é possível verificar o sucesso do tratamento.

Leia também sobre o tratamento para emagrecimento.

Publicado em Tratamentos | Deixe um comentário

Emagrecimento

Quer emagrecer?

É fato que milagre não existe, é necessário fechar a boca!!! Mas o tratamento de emagrecimento com acupuntura pode ajudar, principalmente para aquelas gorduras localizadas no abdomem que insistem em não sumir.

Muitas pessoas reclamam que já perderam vários quilos, mas a barriga continua! Geralmente, esse abdomem, esta cheio de gordura fibrosada, é ai que começa o tratamento para quebrar essa gordura que é uma gordura dura.

O tratamento consiste na associação de uma massagem com ventosa, podendo ser associada a aromaterapia e aplicações de acupuntura não só para quebrar essa gordura, mas também em pontos que ajudam no metabolismo, na digestão e em pontos que controlam o canal energético dos líquidos do corpo, pois muitas pessoas retém esse líquido. Também podem ser aplicadas em pontos que ajudam a diminuir a ansiedade, pois, muitas vezes, as pessoas são ansiosas e comem tudo o que veem.

Mas atenção, esse tratamento é para gordura localizada no abdomem e não para flacidez. Flacidez não é gordura, é excesso de pele.

É fato também, que esse tratamento diminui a circunferência do abdomem logo após a primeira sessão, o que mostra sua eficiência e ótimos resultados. Mas não se iluda, para emagrecer, é necessário ter uma dieta balanceada, o tratamento ajuda, mas não faz milagre!

Leia também sobre o tratamento para celulite.

Publicado em Tratamentos | Deixe um comentário

Auriculoterapia

É uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que trata de sintomas como dores de cabeça, intestino preso, dores na coluna, retenção de líquidos e todos os sintomas que sentimos, através de pontos específicos na orelha.

A orelha é um micro sistema, isto é, possui pontos equivalentes a todos os órgãos (coração, pulmão, rim, baço, fígado) e víceras (pâncreas, bexiga, intestino grosso, intestino delgado, estômago, vesícula biliar) do corpo e muitos outros pontos que ajudam no tratamento. São cerca 200 pontos que podem ser trabalhados na orelha.

O tratamento pode ser feito com agulhas, sementes de mostarda, cristais radiônicos ou estiper auricular que são colocados pelo terapeuta nos pontos a serem tratados e devem ficar na orelha por uma semana ou até a próxima sessão. Neste período, estes pontos deverão ser estimulados 2 vezes ao dia por quem está recebendo o tratamento. Para estimular os pontos, basta pressionar onde estão as sementes. Quase sempre estes pontos são bem doloridos, o que é normal. Com o tratamento, o desequilíbrio energético melhora e os pontos também ficam menos doloridos.

Também podem ser usadas agulhas de acupuntura no tratamento, neste caso, as agulhas são colocadas na orelha e após 35 minutos são retiradas e não é necessário estimular os pontos durante a semana.

A contra indicação é para mulheres grávidas, pessoas com lesões na orelha e pessoas com câncer.

Publicado em Terapias | 1 Comentário

Cromopuntura

A Cromopuntura trabalha com as cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Cada cor tem uma intensidade energética diferente, portanto, cada uma é indicada a um determinado tratamento.

Como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) trata os sintomas através do equilíbrio energético, é fácil entender que as cores podem ajudar nos tratamentos.

Na Cromopuntura, o terapeuta aplica um feixe luminoso, com uma cor específica em pontos também específicos de acupuntura, para o tratamento do sintoma identificado pelo terapeuta, através do diagnóstico feito no início do tratamento.

A Cromopuntura pode ser associada a Auriculoterapia com o objetivo de potencializar o tratamento. Dessa forma, após a aplicação das agulhas ou sementes na orelha, o terapeuta pode aplicar o feixe luminoso sobre os pontos onde foram aplicadas as agulhas ou sementes para potencializar os efeitos da Auriculoterapia.

A contra indicação é para mulheres grávidas, pois alguns pontos não devem ser estimulados por serem abortivos e em pessoas com câncer. Algumas cores também são contra indicadas a determinados sintomas.

Publicado em Terapias | Marcado com , , , | 1 Comentário

Shiatsu

Podemos dizer que Shiatsu é acupuntura com as mãos. Assim como todas as terapias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Shiatsu trata os sintomas como dores de cabeça, dores na coluna, dor no ciático, TPM e todos os sintomas que podemos sentir.

No Shiatsu, o terapeuta usa manobras e técnicas de massagem, além de pressão em pontos específicos para promover o relaxamento, o alívio da dor e o bem estar. Para buscar o equilíbrio energético, o terapeuta trabalha nos canais energéticos do corpo, são nestes canais que se encontram os pontos a serem pressionados, e na maioria das vezes, são pontos bem doloridos devido ao desequilíbrio energético, mas melhoram com as sessões de tratamento.

A contra indicação é para as pessoas com câncer. Em mulheres grávidas, existem alguns pontos que não devem ser pressionados, pois são pontos abortivos. Dessa forma, é importante o terapeuta ter esse conhecimento no diagnóstico, que deve ser feito sempre antes de iniciar o tratamento.

Publicado em Terapias | Marcado com , , | 1 Comentário