Auriculoterapia

É uma terapia da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que trata de sintomas como dores de cabeça, intestino preso, dores na coluna, retenção de líquidos e todos os sintomas que sentimos, através de pontos específicos na orelha.

A orelha é um micro sistema, isto é, possui pontos equivalentes a todos os órgãos (coração, pulmão, rim, baço, fígado) e víceras (pâncreas, bexiga, intestino grosso, intestino delgado, estômago, vesícula biliar) do corpo e muitos outros pontos que ajudam no tratamento. São cerca 200 pontos que podem ser trabalhados na orelha.

O tratamento pode ser feito com agulhas, sementes de mostarda, cristais radiônicos ou estiper auricular que são colocados pelo terapeuta nos pontos a serem tratados e devem ficar na orelha por uma semana ou até a próxima sessão. Neste período, estes pontos deverão ser estimulados 2 vezes ao dia por quem está recebendo o tratamento. Para estimular os pontos, basta pressionar onde estão as sementes. Quase sempre estes pontos são bem doloridos, o que é normal. Com o tratamento, o desequilíbrio energético melhora e os pontos também ficam menos doloridos.

Também podem ser usadas agulhas de acupuntura no tratamento, neste caso, as agulhas são colocadas na orelha e após 35 minutos são retiradas e não é necessário estimular os pontos durante a semana.

A contra indicação é para mulheres grávidas, pessoas com lesões na orelha e pessoas com câncer.

Anúncios
Esse post foi publicado em Terapias. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Auriculoterapia

  1. Pingback: Medicina Tradicional Chinesa (MTC) | Terapia do Ser

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s